O que é Insalubridade?

O adicional de insalubridade é uma compensação pecuniária, prevista na legislação trabalhista, concedida a trabalhadores que, no exercício de suas atividades laborais, são expostos a agentes nocivos à sua saúde.

Para que serve o laudo de insalubridade elaborado pela Previne?

A elaboração do laudo de insalubridade é uma obrigação contida na NR-15 (Atividades e Operações Insalubres) que visa constatar se determinada atividade/operação expõe o trabalhador a agentes nocivos (físicos, químicos e/ou biológicos), os quais por sua natureza, concentração ou intensidade podem ser nocivos à saúde do trabalhador.

O exercício de trabalho em condições de insalubridade assegura ao trabalhador a percepção de adicional de 10%, 20% ou 40% a depender do tipo de agente a que está exposto, incidente sobre o salário mínimo da região.

O laudo de insalubridade pode ser elaborado somente por engenheiro de segurança do trabalho ou médico do trabalho, devidamente habilitado.

Quais os principais requisitos que constam no laudo de insalubridade da Previne?

- Critério utilizado (verificação física in loco) das atividades realizadas;

- Descrição do instrumental utilizado;

- Metodologia de avaliação (qualitativa ou quantitativa);

- A descrição das condições de trabalho;

- A concentração e o tempo de exposição a agentes insalubres, porventura existentes no local de trabalho;

- As medidas para eliminação e/ou neutralização da insalubridade, quando existentes.

Como a Previne pode me ajudar com o laudo de insalubridade?

A Previne possui profissionais altamente capacitados e atualizados a analisar as atividades e operações exercidas dentro do ambiente de trabalho da sua empresa e concluir se são ou não realizadas em condições de insalubridade.

Além do mais, o laudo de insalubridade produzido pela Previne dispõe de caráter técnico-jurídico, ou seja, possui sustentação legal e normativa e, portanto, poderá ser utilizado como meio de prova em processos judiciais trabalhistas, se necessário.