O que é PPRA?

O Programa de Prevenção dos Riscos Ambientais - PPRA é um programa desenvolvido dentro de empresas para preservar a saúde e a integridade dos trabalhadores perante os riscos que os mesmos estão expostos diariamente em seus respectivos ambientes de trabalho. Não importa se a empresa é de pequeno, médio ou grande porte, pois zelar pelo bem estar dos funcionários é obrigação de todo empregador, mesmo que seja apenas um empregado, o segmento de mercado do negócio e o grau de risco ambiental.

O programa é regulamentado pela legislação federal por meio da Norma Regulamentadora NR-9 pela Portaria 3.214/78 e apoiada pela Secretaria de Segurança e Saúde do Trabalho, do Ministério do Trabalho. Quem não cumpre as exigências da lei pode ter que pagar multas como sanção e até mesmo ter a sua empresa interditada.

Qual o objetivo do PPRA?

O objetivo do PPRA é elaborar o cronograma de ações preventivas visando eliminar, neutralizar ou minimizar os riscos ocupacionais detectados nos ambientes de trabalho da empresa. Por meio de treinamentos, cada novo funcionário entende como é o funcionamento do programa e deve se adequar às regras propostas como parte da prevenção da segurança e saúde ocupacional.

Um planejamento de PPRA é válido durante um ano e depois precisa ser renovado. Caso seja realizada uma auditoria e seja constatada alguma irregularidade ou risco na empresa, o gestor precisará se adequar dentro de um prazo determinado, bem como atualizar o documento do programa. Na medida em que surgem novos cargos dentro da empresa, também surgem novos riscos para a função. No cronograma de ações deve estar especificado todos os riscos que a empresa está sujeita e uma data limite para a correção.

Como é elaborado e desenvolvido o PPRA da Previne?

A Previne desenvolve o PPRA de seus clientes partindo do levantamento de campo inicial para a coleta de informações e reconhecimento dos riscos ocupacionais a que os trabalhadores estão expostos durante as suas atividades operacionais, realizada por profissional habilitado com especialização em segurança do trabalho.

Após este levantamento, é elaborado o documento-base do PPRA, contemplando os riscos identificados, as medidas de controle existentes e recomendadas, bem como o cronograma anual de atividades, com definição de periodicidade e forma de avaliação do desenvolvimento do PPRA. Tudo isso, para que o PPRA da sua empresa esteja sempre atualizado durante o ano, e não somente quando da análise global anual como prevê a NR-09.

Principais etapas do PPRA da Previne:

- Antecipação e reconhecimento dos riscos ambientais (físicos, químicos e biológicos);

- Estabelecimento de prioridades e metas de avaliação e controle;

- Elaboração de ações preventivas;

- Avaliação qualitativa e/ou quantitativa dos riscos e da exposição dos trabalhadores;

- Implantação de medidas de controle e avaliação de sua eficácia;

- Monitoramento da exposição aos riscos;

- Registro e divulgação dos dados;

- Cronograma de execução das prioridades;

- Desenvolvimento do documento base;

- Atualizações periódicas.

Por que elaborar o PPRA com a Previne?

A Previne conta com uma equipe altamente capacitada e treinada, com experiência e know-how para assessorá-lo na elaboração do PPRA e facilitar seus processos de gestão de riscos.

Se o processo de avaliação de riscos – o ponto de partida da abordagem da gestão da saúde, segurança e da elaboração do PPRA – não for bem conduzido ou não for de todo realizado, riscos a saúde dos colaboradores e medidas de prevenção adequadas poderão não ser identificados. Em caso de fiscalização, erros na elaboração do PPRA ou ausência de informações podem enfraquecer substancialmente a defesa da empresa em casos de demandas trabalhistas.